A Puberdade na adolescência

Acredito que quase todo adolescente já deve ter escutado a seguinte frase “ah, você está entrando na puberdade”! Mas afinal o que é a puberdade e qual o impacto dela na vida do adolescente?

A influência dos hormônios

A puberdade corresponde a fase em que ocorrem as mudanças no corpo do menino e da menina, levando ao desenvolvimento sexual. Nas aulas de ciências ou biologia, vocês aprendem sobre a influência dos hormônios em nosso corpo e é justamente o aumento desses hormônios que promovem essas alterações. Os hormônios conhecidos como Estrogênio e Progesterona promovem nas meninas o crescimento dos seios, o surgimento dos pêlos pubianos e a temida menstruação. Já a Testosterona é responsável pelo aumento dos testículos e pênis, mudanças no timbre da voz e surgimento da barba e pêlos nos meninos.

O início

O início da puberdade varia para cada adolescente, mas, em média, essas mudanças iniciam por volta dos 11 anos nas meninas e 13 anos nos meninos. Mas lembrem-se, isso é uma média! Portanto, você pode entrar na puberdade mais cedo ou mais tarde. Já o término da puberdade acontece quando o adolescente atinge o completo amadurecimento sexual, por volta dos 17 anos.

O impacto da Puberdade

E vez por outra o adolescente pode enfrentar alguns questionamentos, como exemplo: Meu pênis vai crescer até que tamanho? Porque meu amigo já tem barba e eu não? Meus seios estão atraentes? Essas perguntas fazem parte da imaginação dos jovens e não deixa de ser uma inquietação que envolve a aceitação com o corpo e uma preocupação com a estética.

É nessa fase que também ocorre o desenvolvimento sexual, já que o aumento hormonal promove o aparecimento do desejo sexual. Muitas vezes, as transformações ocorridas no corpo podem causar conflitos de identidade, já que o adolescente pode ainda não ter noção sobre sua identificação de gênero – ser homem e ser mulher. Mas isso é tema para outro post =).

Além de todas as mudanças físicas, nos homens a testosterona também promove o aumento da atividade celular no corpo, o que explica o comportamento inquieto dos meninos. Já o estrogênio aumenta a sensibilidade nas meninas, o que explica a afetividade feminina demonstrada por meio de bilhetinhos enfeitados com corações, florzinhas e adesivos.

Assim, viver as transformações da puberdade é viver uma fase de descobertas, cheias de incertezas, mas que precisam ser discutidas entre os jovens, seus amigos e família. E caso surja alguma dúvida sobre o desenvolvimento sexual, procure um profissional de saúde habilitado em acolher suas dúvidas nessa fase tão importante da sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *