Para que vocês possam conhecer um pouquinho sobre os métodos contraceptivos mais indicados para os adolescentes, vou fazer uma série de posts sobre a temática e inicialmente falarei sobre o preservativo.
Acredito que uma das maiores dúvidas de quem já iniciou a vida sexual é saber qual melhor método contraceptivo para prevenir a gravidez e as doenças/infecções sexualmente transmissíveis.
Primeiramente, eu gostaria de destacar que o adolescente tem o direito à educação sexual, ao acesso as informações sobre os métodos contraceptivos e ao sigilo e confidencialidade sobre sua vida sexual durante a consulta com um médico ou enfermeiro. Dito isso, outra informação importante é: a recomendação do uso de qualquer método deve ser feito pelo profissional de saúde. Na dúvida, procura a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa.
Bem… então vamos lá. Meninos ou Meninas… como vocês estão fazendo para se prevenir durante as relações sexuais?
Preservativo/ Camisinha
Popularmente conhecido, a camisinha é, de longe, o método mais recomendado, pois é o único que além de prevenir a gravidez, também protege contra as doenças/infecções sexualmente transmissíveis/HIV/AIDS.
A camisinha/preservativo masculino é o mais utilizado entre os adolescentes e deve ser colocado minutos antes do início da relação sexual.
Consiste em um saco de látex, poliuretano ou silicone, bem fino, porém resistente, que recobre o pênis durante o ato sexual e consegue segurar o esperma durante a ejaculação, impedindo o contato com a vagina. A imagem abaixo descreve os 04 passos para a utilização correta da camisinha masculina:
Já o preservativo feminino é feito de um saco transparente de poliuretano, que possui dois anéis flexíveis em cada extremidade, medindo 17 cm de comprimento. Deve ser usado somente uma vez e protege a mulher adolescente da gravidez e das DST/HIV/Aids.
O preservativo feminino possui dois anéis. O anel menor, que está posicionado na extremidade fechada do preservativo, deverá ser colocado no canal vaginal da adolescente, encaixando-se no fundo do mesmo. Já o anel maior vai se adaptar na parte externa da vagina, se fixando e recobrindo os lábios vaginais. É recomendado que se use gel lubrificante juntamente com o preservativo, pois reduz a chance de rompimento durante a relação sexual. A imagem abaixo descreve o uso correto da camisinha feminina:
A camisinha masculina é a mais utilizada entre os jovens, no entanto, é importante que a menina adolescente conheça e também utilize a camisinha feminina, pois é um método que permite dar a menina poder de escolha durante a relação sexual.
Assim, destaco mais uma vez que os Preservativos Masculino e Feminino sãos únicos métodos capazes de prevenir contra as DST/HIV/AIDS. Por isso, mesmo que você escolha outro método contraceptivo, é importante usar também a camisinha para garantir a proteção contra as doenças e infecções.
E você? Quer saber sobre outros métodos contraceptivos? Então se liga nos demais posts e deixa seu comentário aqui. Vou adorar tirar suas dúvidas e conversar um pouco sobre esse tema tão importante. Em breve, mais posts sobre o assunto =).