Os riscos do Coronavírus para o Adolescente

Eu gostaria de começar esse post falando algo muito importante para você adolescente: estamos vivendo uma pandemia mundial causada pelo novo Coronavírus e o isolamento e distanciamento social são muito importantes para conseguirmos diminuir o número de casos aqui no Brasil.

Mas aí você deve está pensando. “Certo, mas eu adolescente não faço parte dos grupos de risco.” Ok, não faz! Mas isso não quer dizer que o adolescente seja imune a doença e que não entre para estatísticas de mortalidade.

Recentemente foi noticiado que um adolescente de 17 anos morreu nos EUA vítima do Covid-19. Outra notícia trazia que uma adolescente de 16 anos também morreu na França devido à doença. No entanto, um fato me chamou bastante atenção: nos dois casos acima relatados, os adolescentes não possuíam nenhum histórico de doença anterior. Segundo a família, eram saudáveis e não possuíam fatores de risco.

Como se trata de uma doença causada por uma variação nova do coronavírus, não se sabe ao certo como o Covid-19 se comporta nos adolescentes. Estudos relatam que pessoas que não possuem histórico de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doença renal, etc. apresentam sintomas de gripe comum, como febre, tosse e dor de garganta. Mas é possível que o quadro gripal evolua para uma forma mais grave, com dificuldade de respirar e pneumonia.

Assim, apesar de não ser considerado um grupo de risco, os adolescentes devem sim se proteger, com medidas simples comentadas no post anterior: Coronavírus: como se prevenir?

É importante enfatizar que o adolescente pode ser um transmissor da doença para os demais membros da família. Assim, como forma de prevenção, destaca-se a importância da lavagem das mãos com água e sabão e manter bons hábitos de higiene.

Para saber mais, indico ao adolescente acessar o portal do Ministério da Saúde: https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/46540-saude-anuncia-orientacoes-para-evitar-a-disseminacao-do-coronavirus

1 thought on “Os riscos do Coronavírus para o Adolescente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *