Continuando a série de posts sobre os Métodos Contraceptivos na Adolescência, vou falar aqui sobre os Anticoncepcionais Injetáveis.
O anticoncepcional injetável é um método de escolha entre muitas meninas adolescentes, principalmente aquelas mais esquecidas, já que não precisa de tanta disciplina durante o uso. O método injetável pode ser mensal ou trimestral, dependendo do tipo indicado pelo médico.
Injetável Mensal
O contraceptivo injetável mensal, como o nome já diz, é aplicado uma vez ao mês na região muscular. É muito eficaz e apresenta a combinação de dois hormônios. Segundo a Organização Mundial de Saúde, é um método indicado sem restrições para mulheres desde a primeira menstruação até os 40 anos de idade.
Se a adolescente for usar o método injetável pela primeira vez, a aplicação pode ser feita até o quinta dia do início da menstruação. As demais injeções devem ser feitas a cada 30 dias (contando a partir da última aplicação). Lembrando que, quanto maior o atraso na aplicação, maiores são as chances de uma gravidez indesejada.
Vantagens
- Diminui a frequência e a intensidade das cólicas menstruais.
- Ajuda a prevenir gravidez, câncer de endométrio e de ovário.
- Muito efetivo
Efeitos Secundários
- Possível alteração do ciclo menstrual
- Pode causar náuseas e vômitos
- Não protege contra DST/HIV/AIDS
Injetável Trimestral
Já o contraceptivo trimestral é composto por apenas um tipo de hormônio e deve ser aplicado na adolescente a cada três meses.
Alguns estudos sugerem que o uso prolongado desse método pode causar diminuição da massa óssea entre as adolescentes, por isso, seu uso deve ser avaliado pelo médico, considerando sempre os riscos e benefícios.
Considerando a primeira vez no uso deste método, ele pode ser aplicado na região muscular até o sétimo dia do início da menstruação. Deve ser aplicado novamente a cada 3 meses, independente se houver menstruação ou não. Caso a adolescente suspeite de gravidez, deve-se suspender a aplicação e realizar consulta com médico ou enfermeiro para constatar ou não a gestação.
Vantagens
- Muito eficaz
- Ajuda a prevenir gravidez, câncer de endométrio e mioma no útero.
- Pode ser usado durante a amamentação
Efeitos Secundários
- Pode causar perda de massa óssea na adolescente com o passar do tempo.
- Pode causar infertilidade temporária
- Não protege contra DST/HIV/AIDS
Lembrando sempre que o uso de qualquer método contraceptivo na adolescência, deve ser orientado por um profissional de saúde treinado para esse fim.
Caso a adolescente tenha dúvidas sobre o uso do método injetável ou apresente algum efeito colateral , o mais indicado é marcar uma consulta na unidade de saúde mais próxima da sua casa.
Para não esquecer!! A combinação do contraceptivo injetável com a camisinha, além de aumentar a eficácia e diminuir as chances de falha, é a única forma de prevenir contra as infecções/doenças sexualmente transmíssiveis, HIV e AIDS.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre os métodos contraceptivos injetáveis? Aproveita e deixa seu comentário aqui. E não esquece de compartilhar com as amigas e amigos! Beijos e até a próxima =)