Meninas e meninos adolescentes! O post de hoje vai falar sobre a Pílula Anticoncepcional… mas será se ela funciona mesmo? A menina adolescente pode fazer uso?
Sempre que eu falar aqui sobre métodos contraceptivos, irei enfatizar que a recomendação quanto ao uso de qualquer anticoncepcional deve ser feita pelo profissional de saúde. Nada de tomar comprimido sem prescrição médica, nem orientação adequada, certo? Afinal, o uso do anticoncepcional sempre vai apresentar algum risco para a saúde, seja pequeno ou grande, além dos efeitos colaterais em curto e médio prazo.
Tipos de Pílulas Anticoncepcionais
Basicamente, temos dois tipos de Pílulas Anticoncepcionais: as que contém dois hormônios (estrogênio e progestagênio) e as que contém apenas um hormônio (progestagênio). Ambas atuam inibindo a ovulação e dificultando a passagem do espermatozóide para o útero.
Pílulas Anticoncepcionais Combinadas
As pílulas hormonais combinadas, como já mencionado, possui dois hormônios – estrogênio e progestagênio e podem ser tomadas a partir da primeira menstruação. O seu uso deve ser orientado pelo médico ou enfermeiro do serviço de saúde, pois dependendo do fabricante, ela possui variação quanto a dosagem hormonal.
Vantagens:
- Podem ser utilizadas pela adolescente na prevenção da gravidez.
- Regulariza o ciclo menstrual.
- Diminuem a frequência e a intensidade das cólicas menstruais.
- Fácil acesso – distribuído gratuitamente nos postos de saúde.
Desvantagens
- Pode causar alterações no humor, vômitos e náuseas.
- Em caso de esquecimento na tomada da pílula, apresenta grande risco de gravidez – 24% das adolescentes engravidam usando a pílula.
- Não previne contra as DST/IST/HIV/AIDS.
Pílulas Anticoncepcionais apenas com Progestagênio
Possuem apenas uma dose muito baixa de progestogênio e também são conhecidos como minipílulas. Da mesma forma, o seu uso deve ser orientado pelo médico ou enfermeiro do serviço de saúde.
Vantagens
- Podem ser utilizadas pela adolescente na prevenção da gravidez.
- Não apresenta os efeitos colaterais do estrogênio.
- Fácil acesso – distribuído gratuitamente nos postos de saúde.
Desvantagens
- Algumas horas de atraso na tomada da pílula já são suficientes para aumentar o risco de gravidez.
- Pode causar alteração no fluxo da menstruação.
- Não previne contra as DST/IST/HIV/AIDS.
A decisão quanto a escolha do método contraceptivo deve ser realizada pelos parceiros sexuais, como também a responsabilidade quanto ao uso. Apesar de ser um método voltado para a mulher adolescente, o parceiro deve ser também responsável, conhecendo a utilização da Pílula Anticoncepcional e lembrando sempre da importância de não esquecer de tomar no horário certo.
Por fim, destaco a importância de usar a camisinha masculina ou feminina (clica aqui para ver o post) durante as relações sexuais, mesmo que o casal opte pela tomada da pílula. Pois, além da prevenção da gravidez, a camisinha é o único método que protege contra as doenças/infecções sexualmente transmissíveis/HIV/AIDS.
Estão gostando do conteúdo do Blog? Então comentem aqui e dêem sugestões sobre os temas que você gostaria de ver no Adolescendo. Um abraço e até a próxima =).